terça-feira, 14 de novembro de 2017

Valores (renovados)

Por vicissitude familiar, percorro, semana após semana, os múltiplos campos de futebol (sintéticos) disseminados pela ilha.

Um conjunto significativo de clubes possui, e bem, uma escola de formação, por forma a contribuir para a sustentabilidade futura da instituição. E para, acredito, contribuir para a aquisição de hábitos de vida saudáveis através da prática desportiva (dos escalões mais jovens).

Se por um lado é verdade que os princípios basilares estão lá, quando chegados à competição acabamos por não encontrar estes jovens a jogar na equipa principal.

Estes dão lugar a um conjunto indiferenciado de interesses que chocam com o que é, sistematicamente, apregoado. Nesta lógica de capitalização cega, perpassa a fidelidade à região (e ao que é ‘nosso’), sendo que na prática não é isto que acontece, onde os plantéis das equipas apresentam, na sua maioria, um conjunto importado (e de pouco valor acrescentado). E porquê?

Mais do que o agitar da bandeira (e o exacerbar do nacionalismo endémico), será mais prudente, e relevante, investir na formação desportiva, por forma a garantir a continuidade da prática desportiva através do cultivo de uma fileira de recursos endógenos. Só aqui é que poderá existir uma ideia de sustentabilidade (futura).

Esta é uma questão transversal às diversas modalidades e não apenas um exclusivo do universo associado ao futebol, o qual terá, porventura, no arquipélago, maior expressão.

Considero que a região deve analisar, se é que já não o faz, os critérios de seriação e os objectivos inerentes à participação desportiva das equipas açorianas, nos inúmeros campeonatos nacionais, nomeadamente, com o cumprimento de regras, por exemplo, quanto ao número de praticantes residentes no arquipélago presentes nas equipas em disputa.

Que sentido é que faz que um clube açoriano, a participar num campeonato nacional, não tenha nos seus quadros um jogador oriundo dos Açores? Se assim é, qual a pertinência do investimento em formação nos escalões juvenis? Ou ela apenas preenche uma formalidade no acesso aos apoios oficiais?
Estas são apenas algumas questões com as quais me tenho deparado nos últimos anos, sem que haja uma real evolução quantos aos objectivos elencados a cada temporada que passa.

Eles existem, é certo. Mas ficam-se pela subida (de divisão) e pelo aumento dos recursos financeiros.

A importância do desporto na formação dos jovens, numa cada vez mais acentuada necessidade de gerar estilos de vida saudáveis, numa região com propensão para dependências, é algo incontornável.

Contudo, devemos olhar, igualmente, para o que passa dentro e fora do campo.

Isto porque, por um lado, chamamos a atenção dos mais novos para a criação de uma boa conduta desportiva, alicerçada no respeito mútuo, na convivialidade e na disputa salutar. Por outro, assistimos, fora das quatro linhas, a um paradoxo protagonizado por algumas entidades parentais que olham para os filhos como um projecto de rentabilidade futura, inebriados pelas luzes da ribalta mediática, vociferando valores dissonantes aos que são incutidos nos jovens desportistas.

Importa projectar para as novas gerações, valores renovados. E que estão para além do mero valor mercantil (e do sucesso fugaz) associado à prática desportiva. Nada disto se constrói pela lei do mais forte (ou do que grita mais alto).

A Educação e a Cultura, também, fazem parte desta equação.

É bom que não nos esqueçamos disto.

* Publicado na edição de 06/11/17 do Açoriano Oriental
** Blog X 
*** Twitter X
**** Email X

Sem comentários: