quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Ir para além das aparências

A RTP-Açores inaugurou, finalmente, a remodelação das instalações em Ponta Delgada, colocando a rádio e a televisão a trabalhar lado a lado ou, pelo menos, debaixo do mesmo tecto.

Esta era uma reivindicação antiga, a necessidade imperiosa de dotar (e actualizar) tecnológica, e materialmente, as ferramentas de quem trabalha no serviço público de rádio e televisão.

Após anos de avanços e recuos, este é um acto que transporta uma enorme carga simbólica mas é, simultaneamente, importante, na redefinição do que se pretende para a sua missão futura.

O momento inaugural foi consubstanciado pela presença do Presidente do Governo Regional, a Administração da RTP, o Conselho Geral Independente e inúmeros convidados da sociedade civil.

Ninguém negligência a importância que este serviço tem, mediante aquilo que foi transmitido nos discursos oficiais, sendo certo que este é apenas um (pequeno) passo e que os desafios de futuro não se extinguem com a chegada do “digital”.

Os profissionais da RTP-Açores são os primeiros a dizê-lo (e já o assumem há muito tempo).

A acompanhar este processo de fusão, deveria (foi?) ter sido promovido, em paralelo, a criação de um grupo de trabalho para discutir (definir e/ou objectivar) os conteúdos futuros da “nova” RTP-Açores.

Mais importante do que a qualidade da imagem, do cenário ou do som, importa alicerçar a acção de serviço público em matéria de relevante interesse para a comunidade (e para o território), cuja concretização não pode estar à mercê, como já foi defendido, das vicissitudes da “sociedade civil”.

Quando se falam dos “anos dourados” da televisão regional, esquecemo-nos que, muito do que foi realizado (e ficcionado), só foi tornado possível por ter existido investimento. A partir do momento em que ele desapareceu, tudo se esfumou e passamos a viver de nostalgia, memória e “enlatados”.
Entendo que pudessem existir, no passado recente, questões de ordem técnica que inibissem a renovação dos conteúdos. Mas nem tudo se explica por aqui.

Em virtude deste (aparente) vazio (na programação), considero que a alteração do paradigma (tecnológico) irá revelar (ao invés de potenciar) as múltiplas fragilidades da actual produção de conteúdos.

Nestes últimos anos, mesmo e apesar das dificuldades que se conhecem, a rádio pública conseguiu, de forma mais ou menos tranquila, sobreviver ao ostracismo a que foi votada.

O mesmo não se poderá dizer da televisão. Quando afirmamos a importância que esta tem para a autonomia regional, para a afirmação dos Açores no país e no mundo, que imagem é que transmitimos (para os decisores externos) quando se promove uma emissão consolidada por um conjunto de programas datados e indiferenciados? Será que ninguém se preocupa com o público que vê e que procura na televisão regional um conteúdo com o qual se identifique? Conhecem alguém com menos de 30 anos que assista à emissão (diária) do canal regional?

Perguntas não faltam, preocupa-me, sobretudo, a alheamento das respostas.

A minha percepção leva-me a concluir que continuamos a preconizar (para a televisão pública) um modelo do passado (em HD), assente na glória do passado e na produção (pouco criteriosa) da “ficção regional”.

Podem, obviamente, não concordar com esta leitura, nem quero aqui afirmar que não haja espaço para a ficção. No entanto, os conteúdos devem ser mais abrangentes, visando outros âmbitos, nomeadamente, na discussão do que são hoje os Açores e no “ir para além das aparências (…) e da concorrência” (Pierre Bourdieu, in Sobre a Televisão).

O caminho desta autoestrada (da comunicação digital, global e em tempo real) não se faz num só sentido, existe uma enorme reciprocidade e importa perceber, de uma vez por todas, que (já) não estamos sozinhos (no éter).

A sustentabilidade (futura) - do serviço público de rádio e televisão nos Açores - será aquilo que nós quisermos que ela seja.

Saibamos lidar com os desafios do presente mediante um posicionamento de futuro.

* Publicado na edição de 11/12/17 do Açoriano Oriental
** Blog X 
*** Twitter X
**** Email X

Sem comentários: